Projetos Escolares


PROJETO MAIS EDUCAÇÃO 2013


O Programa Mais Educação é uma estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.

As escolas das redes públicas de ensino estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica.

Na escola Michelson, o coordenador do projeto é o Professor Aury.

A quem interessar vir à escola e falar com o a coordenação da escola.


Projeto Jovem de Futuro


Instituto Unibanco

Fundado em 1982, o Instituto Unibanco é o responsável pelo investimento social do conglomerado Unibanco. Sua missão é a de contribuir para o desenvolvimento humano de jovens em situação de vulnerabilidade, por meio da concepção, validação e disseminação de princípios e tecnologias sociais capazes de aumentar a efetividade de políticas públicas, especialmente na área da educação.

Para atingir seus objetivos, o Instituto desenvolve projetos em parceria com governos estaduais e dezenas de organizações da sociedade civil, em todo o país. Em grande parte, esses projetos estão orientados para a melhoria do Ensino Médio oferecido por escolas públicas, considerada uma questão crucial para o futuro da juventude e para o desenvolvimento sustentável do país.
O Instituto Unibanco visa a reforçar no jovem o nexo entre educação e trabalho, por meio da Lei de Aprendizagem; despertar uma visão de futuro, para que ele desenvolva um senso de responsabilidade por suas ações nos campos econômico, social e ambiental; além de ampliar seu universo cultural.

Todas essas ações devem confluir para o jovem que está cursando o Ensino Médio em escolas públicas – foco de atuação do Instituto Unibanco. Seus principais projetos são o Jovem de Futuro e o Entre Jovens.

Missão: contribuir para o desenvolvimento humano de jovens em situação de vulnerabilidade.

Valores: transparência; responsabilidade e co-responsabilidade; excelência dos resultados; conhecimento; coragem de ousar; identidade como força e integração.

Objetivos estratégicos: incentivar e apoiar a formulação de políticas públicas voltadas à juventude; identificar, produzir e disseminar conhecimento sob forma de informações, estudos e tecnologias sociais; garantir padrões de eficiência, eficácia e efetividade para a obtenção de resultados.


O que é o Projeto Jovem de Futuro?

Trata-se de uma ação concebida pelo Instituto Unibanco, e desenvolvida em parceria com governos, para escolas públicas de Ensino Médio, com o objetivo de aumentar o desempenho escolar dos alunos e diminuir os índices de evasão. Para atingir esses objetivos, as escolas participantes recebem apoio técnico e financeiro para a concepção, implantação e avaliação de um Plano de Melhoria de Qualidade, com duração de três anos, ou seja, o ciclo das três séries do Ensino Médio.

As escolas públicas participantes recebem apoio técnico para a elaboração de um plano estratégico, utilizando a metodologia do Marco Lógico, assistência técnica para uma “gestão para resultados” e R$100,00 (cem reais) por aluno do Ensino Médio/ ano, para a implantação desse plano. Em contrapartida, comprometem-se a melhorar substancialmente o desempenho de seus alunos no SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica – na 3ª série do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e em Matemática e a diminuir seus índices de evasão.

Essas escolas têm autonomia para decidir sobre prioridades na alocação dos recursos - já que a comunidade escolar deve ser a protagonista das transformações que considera necessárias - desde que priorizem estratégias de incentivo a professores (fundo de apoio a projetos pedagógicos, capacitação, premiação por frequência e rendimento dos alunos), incentivos para alunos (programa de monitoria, fundo para atividades, premiação por desempenho, fundo para necessidades especiais, acesso à cultura) ou melhoria da infraestrutura.

O Projeto Jovem de Futuro: Melhoria da Qualidade do Ensino Médio baseia-se no princípio de que um pequeno investimento de recursos técnicos e financeiros, colocado à disposição de qualquer escola pública, o qual respeite a autonomia e o protagonismo da comunidade escolar, pode trazer um impacto significativo nos resultados, desde que esteja direcionado para que a comunidade escolar se mobilize em torno de metas e estratégias pactuadas; reforce a gestão para resultados e ofereça incentivos para professores e alunos.

São os seguintes os princípios e premissas do Projeto Jovem de Futuro:
I. Melhorar as condições humanas e materiais do ambiente escolar traz resultados positivos aos estudantes.
II. Todas as partes integrantes da unidade escolar devem estar envolvidas em torno do objetivo comum de transformar a realidade da escola.
III. Envolvimento e compromisso da comunidade escolar se conquistam com motivação.
IV. Indivíduos motivados são causas geradoras de transformação social.

Assim, o Projeto Jovem de Futuro estimula as escolas a implementarem:
• incentivos para professores, tais como premiação por pontualidade e assiduidade, acesso à capacitação, fundos para projetos pedagógicos;
• incentivos para alunos, como bolsas-monitoria, fundos para desenvolvimento de projetos/atividades, premiação por desempenho e , acesso a atividades culturais;
• melhorias no ambiente físico, por meio da aquisição de equipamentos, novos recursos didáticos, materiais pedagógicos e pela realização de pequenos reparos

A melhoria da qualidade da escola e do ensino depende de um processo que garanta a autonomia da comunidade escolar (direção, professores, alunos e pais) na identificação dos fatores que interferem nos resultados de sua ação educativa, além da concepção, implantação e avaliação de um Plano Estratégico de Melhoria de Qualidade.


O Projeto Jovem de Futuro também parte do pressuposto de que cada escola apresenta especificidades que devem ser apuradas e respeitadas, ou seja, que cada escola apresenta necessidades específicas, relacionadas ao clima escolar ou ao apoio e desenvolvimento de projetos pedagógicos. Considerando a pluralidade de circunstâncias das escolas, e as múltiplas dificuldades que encontram, o Projeto prevê a cuidadosa elaboração de um Plano Estratégico de Melhoria de Qualidade, cujo sucesso dependerá de uma análise preliminar e minuciosa das condições e deficiências de cada escola, passo necessário para a imaginação e a realização das soluções adequadas.



E.E.F.M MICHELSON NOBRE DA SILVA

Resenha

Filme: Narradores de Javé


    A história se inicia com o contador escrevendo o relato da pequena cidade dos moradores de Javé, pois o mesmo foi expulso da cidade por inventar fofocas escritas sobre os moradores.


   Para manter o seu emprego na agência de correio onde ele trabalhava. Foi ai que os moradores de Javé propuseram uma oportunidade de se redimir diante dos moradores contando a própria história e cada morador tomando papel de historiador interferindo na história, reunindo relatos, relacionando, conectando de forma compreensível.


   Relata a história do povoado de Javé que será submersa pelas águas de uma represa.

   É a única chance da cidade não sucumbir e se possuir um patrimônio histórico de valor científico. Os moradores de Javé se reúnem e apontam a história que o povo conta como o único patrimônio do povoado.

   Assim decidem escrever um livro sobre as grandes histórias do Vale de Javé, mas poucos sabem ler e escrever.

   O mais esclarecido é o carteiro Antônio Biá que se torna o responsável por reunir as histórias sobre a origem de Javé.

   Ele por mais talentoso que fosse na regra da escritura teve muitas dificuldades para pôr no papel as histórias de grandeza daquele povoado, mas escreveu de modo prático e natural da realidade do povo de Javé.

   No final do filme o livro conta as histórias sobre a cultura dos moradores embora tenha buscado registro para que suas memórias não ficassem submersas e que ficassem so contadas na memória dos moradores de Javé.



Professoras: Lucieda Maria
                      Auricélia Mourão.




Cordel

I

Quando soube desse curso 
logo me empoguei
A escola me propôs participar
Do curso chamado Gestar

II

A turma toda já estava lá
Com muito entusiasmado
Para começar
Com o projeto chamado Gestar

III


Conhecemos o professor 
Que se chama Stênio
Logo fez uma apresentação
Com muita satisfação

IV

Envolvendo os alunos
Numa empolgação
Apresentou o projeto
com carinho e determinação

V

Passando para turma
A importância e dedicação
Leitura, escrita e cultura
Para termos mais conhecimentos

VI

No Gestar vou aprender 
Que possamos contrbuir
juntos com o formador 
A missão de transmitir



Professoras:  Auricélia Mourão
                       Lucieda Maria



Memorial de leitura e escrita



   Aprendi a ler escrever, quando morava na cidade de Sobral, lugar onde nasci e foi na cartilha do ABC, que a professora chamava individualmente e quem não soubesse ficava sem o recreio, fazendo cópia das palavras e alfabeto, não tinha jogos educativos.
   Nas tarefas de casa passava lição meu pai era que tomava as lições e quando não sabia levava  palmadas ou me deixava de castigo . Mas com tantas pressões para aprender a ler e muitas  punições, comecei a melhorar e quando menos esperava já estava lendo tudo, como cartazes, revistas, cartilhas, etc...
  O que gostei mesmo de fazer, era de escrever cartas, bilhetes, recados e fazer leituras. Ao chegar em Fortaleza fui matriculada numa sala com muitos alunos e diferenciada, com colegas que sabiamler e que não sabiam. Foi ai que a diretora da escola tomou providências de separar esses alunos, alfabetizados e não alfabetizados. Fiquei na sala dos alfabetizados.
  A sala foi dividida em Alfa "A" e Alfa "B" e foi melhorando. Tudo que aprendi foi no método tradicional. No Ensino Fundamental gostava de ler paradidáticos e revistas, gostei de vários professores, mas uma professora que mais gostei foi a tia Graça que me incentivava muito na leitura mas tinham alguns alunos que não sabiam ler e ela sempre pedia que auxiliasse na leitura dos alunos o que me deixava muito satisfeita.
  No Ensimo Médio quando a professora passava livro da leitura brasileira. Gostava muito de ler vários livros de juntando mil maneiras de leitura e escrita. Descobri o quanto a leitura é importante.
  No GESTAR II veio ao contibuir e enriquecer os meus conhecimentos, trabalhando os gêneros textuais comos alunos, em que juntamente com a turma houve um entrosamento de estimulo de leitura.
  Neste memorial fiz o resumo da minha história de leitura e agradeço a todos que contribuiram para o meu engrandecimento e que cheguei até hoje no processo de leitura e escrita e cada dia vem se tornando prazerosa para minha pessoa.




Lucieda Maria de Oliveira Lima 

luc.eda@hotmail.com


E.E.F.M MICHELSON NOBRE DA SILVA

Relatório

Tema: Biografia de Carlos Drumond de Andrade

      Quando pedi para pesquisarem sobre a biografia do autor, fiz questionamentos, relatos sobre o assunto. Os alunos interagiram na pesquisa, fizeram leitura e leram algumas obras do autor.
       Em seguindo foi feita uma apresentação da poesia "O homem, as viagens", com questionamentos e dramatizações. Foi muito gratificante.

Tema: Minha biografia

        No dia 11 de novembra de 2009, foi realizado em sala de aula nas turmas do 7º, 8º e 9º anos, manhã e tarde, a biografia de cada aluno, em que fizeram um pouco de sua história.
        Foi muito interessante e importante esse trabalho, porque tive a oportunidade de conhecê-los melhor. Alguns alunos fizeram a leitura, em seguida conversei sobre seus anseios, sonhos, alegrias e tristezas. Todos gostaram da atividade.

Tema: Texto descritivo, leitura de imagens, tipo de genêro "Publicitário"

         Foi feita a atividade em grupo em que todos ficaram envolvidos com a propaganda para publicidade, identificaram o tipo de genêro e em seguida apresentaram a descrição da gravura, observaram a foto e escreveram sobre o tema.
         No decorrer dos trabalhos percebemos o empenho em fazer as atividades propostas, quando elaboraram rimas, músicas de acordo com o tema realizado em sala de aula.

Reatórios de atividades - UNIDADES 18 e 19 - realizada com as turmas 9º anos A, B, C  e D do Ensino Fundamental II Turno: Manhã.

Estilo, Coerência e Coesão

A atividade iniciou-se com a explanação do tema a ser trabalhado: Estilo, Coerência e Coesão - Coerência textual.
Foi sugerido aos alunos que buscassem o significado da palavra coerência e o que eles entenderam para fazer a socialização. Logo após, foram citados exemplos do que seria uma incoerência textual. A partir do conhecimento adquirido, foi feita a leitura e a resolução dos exercícios dos diálogos da atividade 2 e 3 proposts no livro TP5: Unidade 18, seção I, onde observaram que não havia coerência textual.
Em seguida, foi aplicada a atividade avançando na prática desta seção.
Outro trabalho que os alunos também realizaram foi a montagem de um texto proposto na unidade 19, seção 3, o qual foi bastante participativo.
Com o estudo feito despertou nos alunos a consciência de que serão mais atenciosos com suas produções textuais, ou seja, se preocuparão com a questão da coerência textual, pois, esta é necessária para a compreensão do todo.

Professoras: Auricélia, Lucieda, Marta.

e-mail:

luc.ieda@hotmail.com
martacavalcante@yahoo.com.br
auriceliams12@gmail.com