Atividades de Português
RECUPERAÇÃO
Professora: Ana Patrícia Série: 3º Ano Turma: B Turno: Tarde
Conteúdo: Orações Subordinadas Substantivas
Entregar dia 09/ 04/ 12
Aula 1
TRABALHO DE RECUPERAÇÂO
Este é um exercício de classificação de orações subordinadas substantivas.
Divida e classifique as orações substantivas dos períodos abaixo:
a) Fizeram a seguinte advertência: que o trabalho fosso secreto.
b) É possível que as provas sejam anuladas.
c) A boa notícia do dia seria que descobrissem a cura da AIDS.
d) Alguém lhe perguntou de onde vinha.
e) Ninguém soube se morrera de desgosto.
f) Inteirei-me de que ela havia mentido.
g) Queríamos saber onde estava o proprietário do veículo.
h) Foi permitido que se estacionasse na calçada.
i) Seria conveniente que a empresa contivesse os gastos.
j) Ninguém sabe quem são os assaltantes.
l) Compreende-se que o ponto da lição era difícil.
m) Estou convencido de que ninguém mais verá esse convite.
n) É obrigatório que se ande de camisa aqui dentro.
o) O necessário é que se tenha a quantia solicitada para a realização do evento.
p) É uma pena que não existisse transmissão direta de tevê naquela época.
q) Tenho dúvida de que você venha hoje.
r) Lembre-se de que todos somos pó.
s) Quando uma mulher não te ama cada dia mais, podes ficar certo de que ela te ama cada dia menos.]
b) É possível que as provas sejam anuladas.
c) A boa notícia do dia seria que descobrissem a cura da AIDS.
d) Alguém lhe perguntou de onde vinha.
e) Ninguém soube se morrera de desgosto.
f) Inteirei-me de que ela havia mentido.
g) Queríamos saber onde estava o proprietário do veículo.
h) Foi permitido que se estacionasse na calçada.
i) Seria conveniente que a empresa contivesse os gastos.
j) Ninguém sabe quem são os assaltantes.
l) Compreende-se que o ponto da lição era difícil.
m) Estou convencido de que ninguém mais verá esse convite.
n) É obrigatório que se ande de camisa aqui dentro.
o) O necessário é que se tenha a quantia solicitada para a realização do evento.
p) É uma pena que não existisse transmissão direta de tevê naquela época.
q) Tenho dúvida de que você venha hoje.
r) Lembre-se de que todos somos pó.
s) Quando uma mulher não te ama cada dia mais, podes ficar certo de que ela te ama cada dia menos.]
Língua Portuguesa
Professora: Ana Patrícia Série: 3º Ano Turma: B Turno: Tarde
Conteúdo: Orações Subordinadas Substantivas
Entregar dia 09/ 04/ 12 turma D
Entregar dia 11/04/12 turma A
Aula 4 :
TRABALHO DE RECUPERAÇÂO
TEXTO.O GRANDE AMOR.
Tom Jobim e Vinícius de Moraes.Haja o que houver
Há sempre um homem para uma mulher
E há de sempre haver
Para esquecer um falso amor
E uma vontade de morrer
Seja como for
Há de vencer o grande amor
Que há de ser no coração
Como um perdão para quem chorou.
1. Sobre o texto acima, é correto afirmar que:
a) possui interdependência entre elementos argumentativos e descritivos, os quais são transformados em poesia.
b) narra, poeticamente, a história de um personagem que conseguiu esquecer um falso amor quando encontrou um grande amor.
c) apresenta um narrador que expõe seu ponto de vista sobre o relacionamento amoroso, usando o procedimento de auto-referência.
d) expressa a idéia, por meio de elementos discursivos, arranjados numa linguagem poética-argumentativa, de que o verdadeiro amor sempre vence.
TEXTO.
a) possui interdependência entre elementos argumentativos e descritivos, os quais são transformados em poesia.
b) narra, poeticamente, a história de um personagem que conseguiu esquecer um falso amor quando encontrou um grande amor.
c) apresenta um narrador que expõe seu ponto de vista sobre o relacionamento amoroso, usando o procedimento de auto-referência.
d) expressa a idéia, por meio de elementos discursivos, arranjados numa linguagem poética-argumentativa, de que o verdadeiro amor sempre vence.
TEXTO.
CASA DE CAMPO.
Eu quero uma casa no campo
onde eu possa compor muitos rocks rurais
e tenha somente a certeza dos amigos do peito
e nada mais
Eu quero uma casa no campo
onde eu possa ficar do tamanho da paz
e tenha somente a certeza dos limites do corpo
e nada mais
Eu quero carneiros e cabras pastando solenes
no meu jardim
Eu quero o silêncio das línguas cansadas
Eu quero a esperança de óculos
um filho de cuca legal
Eu quero plantar e colher com a mão
a pimenta e o sal
Eu quero uma casa no campo
do tamanho ideal
pau-a-pique e sapê
Onde eu possa plantar meus amigos
meus discos
meus livros
e nada mais
Eu quero uma casa no campo
onde eu possa compor muitos rocks rurais
e tenha somente a certeza dos amigos do peito
e nada mais
Eu quero uma casa no campo
onde eu possa ficar do tamanho da paz
e tenha somente a certeza dos limites do corpo
e nada mais
Eu quero carneiros e cabras pastando solenes
no meu jardim
Eu quero o silêncio das línguas cansadas
Eu quero a esperança de óculos
um filho de cuca legal
Eu quero plantar e colher com a mão
a pimenta e o sal
Eu quero uma casa no campo
do tamanho ideal
pau-a-pique e sapê
Onde eu possa plantar meus amigos
meus discos
meus livros
e nada mais
2. Sobre “Casa no campo”, pode-se afirmar que:
a) quando o eu-lírico diz “e nada mais”, revela sua desesperança em relação à civilização e ao progresso.
b) ao refugiar-se no campo, buscando o “silêncio das línguas cansadas”, o eu-lírico afirma sua descrença nos homens.
c) ao enaltecer o campo como espaço ideal, ambiente não corrompido, o eu-lírico revela sua negação ao enfrentamento da problemática urbana.
d) ao pretender ser o próprio produtor de seus alimentos e ao “plantar” amigos, discos e livros, o eu-lírico nega o progresso urbano-industrial, a arte e fundamentalmente a máquina que, numa inversão de papéis, passou a produzir tudo por ele.
TEXTO.
Nas duas últimas décadas, os Bancos Centrais do mundo todo têm desempenhado um papel importante no sistema de pagamento dos seus países em conseqüência da globalização, do crescimento das atividades financeiras e da rápida evolução tecnológica. Por ser a base da infra-estrutura necessária para suportar as atividades econômicas do país e um veículo crítico de penetração em outros mercados,
o Banco Central do Brasil tem se empenhado em desenvolver um sistema nacional de pagamentos que possa, de uma maneira segura e eficiente, tratar as transferências de grandes volumes financeiros. Estamos no caminho certo e não podemos ficar isolados do resto do mundo.
3. Em relação ao texto acima, assinale a opção correta.
a) Depreende-se do texto que globalização e evolução tecnológica constituem duas importantes conseqüências do crescimento das atividades financeiras dos bancos centrais.
b) A expressão “têm desempenhado” pode ser substituída, sem prejuízo para a correção gramatical do período, por “vem desempenhando”.
c) Infere-se do texto que os bancos centrais têm contado com um declínio em sua importância econômico-social, paralelamente ao seu incremento tecnológico.
d) A articulação entre as idéias dos dois parágrafos pode se realizar inserindo-se no início do segundo parágrafo a expressão: Em consonância com esta evidência e por...
e) As formas verbais do último período sintático do texto, “Estamos” e “podemos”, estão sendo utilizadas como reforço estilístico para inserir todos os países que têm bancos centrais no esforço da globalização.
4. Os fragmentos abaixo constituem um texto, mas estão desordenados. Numere os itens quanto à sua ordenação coesa e coerente e assinale a opção correspondente:
( ) O espaço aberto para a participação dos empregados na construção dessa atmosfera é constituído por meio de reuniões de trabalho, adoção de equipes, programas de sugestões e pesquisa de satisfação.
( ) Conseqüentemente, as empresas, tanto quanto promover tal atualização de seus profissionais em termos de conhecimento, procuram estabelecer uma atmosfera em que as relações pessoais, o acesso às informações e o espírito de equipe sejam valorizados.
( ) Entretanto, a partir dos anos 80, quase meio século passado desde que o controle estatístico de qualidade começou a ser implantado nas empresas, vem-se consolidando o interesse pela qualidade dos serviços associados e pelo comportamento humano.
( ) Por volta dos anos 30, o que importava para as empresas era a produção e a redução da quantidade de peças defeituosas.
( ) Assim, além de questões diretamente relacionadas a ganhos financeiros, os empresários vêm cuidando da qualidade técnica, dos padrões de seus produtos e serviços, e também da qualificação dos trabalhadores.
a) 3, 2, 1, 4, 5
b) 5, 4, 2, 1, 3
c) 2, 3, 4, 5, 1
d) 1, 5, 3, 2, 4
e) 4, 1, 5, 3, 2
a) quando o eu-lírico diz “e nada mais”, revela sua desesperança em relação à civilização e ao progresso.
b) ao refugiar-se no campo, buscando o “silêncio das línguas cansadas”, o eu-lírico afirma sua descrença nos homens.
c) ao enaltecer o campo como espaço ideal, ambiente não corrompido, o eu-lírico revela sua negação ao enfrentamento da problemática urbana.
d) ao pretender ser o próprio produtor de seus alimentos e ao “plantar” amigos, discos e livros, o eu-lírico nega o progresso urbano-industrial, a arte e fundamentalmente a máquina que, numa inversão de papéis, passou a produzir tudo por ele.
TEXTO.
Nas duas últimas décadas, os Bancos Centrais do mundo todo têm desempenhado um papel importante no sistema de pagamento dos seus países em conseqüência da globalização, do crescimento das atividades financeiras e da rápida evolução tecnológica. Por ser a base da infra-estrutura necessária para suportar as atividades econômicas do país e um veículo crítico de penetração em outros mercados,
o Banco Central do Brasil tem se empenhado em desenvolver um sistema nacional de pagamentos que possa, de uma maneira segura e eficiente, tratar as transferências de grandes volumes financeiros. Estamos no caminho certo e não podemos ficar isolados do resto do mundo.
3. Em relação ao texto acima, assinale a opção correta.
a) Depreende-se do texto que globalização e evolução tecnológica constituem duas importantes conseqüências do crescimento das atividades financeiras dos bancos centrais.
b) A expressão “têm desempenhado” pode ser substituída, sem prejuízo para a correção gramatical do período, por “vem desempenhando”.
c) Infere-se do texto que os bancos centrais têm contado com um declínio em sua importância econômico-social, paralelamente ao seu incremento tecnológico.
d) A articulação entre as idéias dos dois parágrafos pode se realizar inserindo-se no início do segundo parágrafo a expressão: Em consonância com esta evidência e por...
e) As formas verbais do último período sintático do texto, “Estamos” e “podemos”, estão sendo utilizadas como reforço estilístico para inserir todos os países que têm bancos centrais no esforço da globalização.
4. Os fragmentos abaixo constituem um texto, mas estão desordenados. Numere os itens quanto à sua ordenação coesa e coerente e assinale a opção correspondente:
( ) O espaço aberto para a participação dos empregados na construção dessa atmosfera é constituído por meio de reuniões de trabalho, adoção de equipes, programas de sugestões e pesquisa de satisfação.
( ) Conseqüentemente, as empresas, tanto quanto promover tal atualização de seus profissionais em termos de conhecimento, procuram estabelecer uma atmosfera em que as relações pessoais, o acesso às informações e o espírito de equipe sejam valorizados.
( ) Entretanto, a partir dos anos 80, quase meio século passado desde que o controle estatístico de qualidade começou a ser implantado nas empresas, vem-se consolidando o interesse pela qualidade dos serviços associados e pelo comportamento humano.
( ) Por volta dos anos 30, o que importava para as empresas era a produção e a redução da quantidade de peças defeituosas.
( ) Assim, além de questões diretamente relacionadas a ganhos financeiros, os empresários vêm cuidando da qualidade técnica, dos padrões de seus produtos e serviços, e também da qualificação dos trabalhadores.
a) 3, 2, 1, 4, 5
b) 5, 4, 2, 1, 3
c) 2, 3, 4, 5, 1
d) 1, 5, 3, 2, 4
e) 4, 1, 5, 3, 2
Língua Portuguesa
Professora: Ana Patrícia Série: 1º Ano Turmas: A e D Turno: Manhã e Tarde
Conteúdo: Leitura e interpretação textual Data de entrega: 09/04/12
Aula 1:
Texto: Tocando em frente
Almir Sater
Ando devagarPorque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte,
Mais feliz, quem sabe
Só levo a certeza
De que muito pouco sei,
Ou nada sei
Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs
É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir
Penso que cumprir a vida
Seja simplesmente
Compreender a marcha
E ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro
Levando a boiada
Eu vou tocando os dias
Pela longa estrada, eu vou
Estrada eu sou
Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs
É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir
Todo mundo ama um dia,
Todo mundo chora
Um dia a gente chega
E no outro vai embora
Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz
Conhecer as manhas
E as manhãs
O sabor das massas
E das maçãs
É preciso amor
Pra poder pulsar
É preciso paz pra poder sorrir
É preciso a chuva para florir
Ando devagar
Porque já tive pressa
E levo esse sorriso
Porque já chorei demais
Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si
Carrega o dom de ser capaz
E ser feliz
Após ler atentamente o texto, responda às questões:
1. Assinale mais de uma alternativa que esteja de acordo com o texto:
a. ( ) Para o poeta, a vida deve ser levada, tocada como uma boiada, pois não conseguimos entender a imprevisibilidade de ambas.
b. ( ) Só é possível ser feliz nesta jornada, depois de um toque de Deus, o velho boiadeiro, que nos impulsiona pela longa estrada da vida.
c. ( ) Só através do choro individual e de outros é que descobrimos o valor de um sorriso.
d. ( ) Manhãs, maçãs e chuva fazem parte da nossa história, já que não somos donos do nosso destino.
e. ( ) Segundo o poeta, para se viver, é necessário entender o andamento da jornada e continuar vivendo.
2. Marque as afirmativas com V para verdadeiro e F para falso, de acordo com o texto:
a. ( ) Viver é uma aprendizagem, fruto da observação atenta das alegrias e dos sofrimentos pelos quais passamos.
b. ( ) Ser feliz é o destino de todos os seres humanos, independendo das chegadas e das partidas.
c. ( ) A consciência do significado da vida e o dom da capacidade de construirmos a nossa história nos deixa mais fortes, mais felizes.
d. ( ) O poeta tem hoje um sorriso de serenidade porque nunca levou a vida com ligeireza.
e. ( ) Para podermos saborear a vida, precisamos vivenciar a paz e o amor, entre outros fatores que nos mostram que é possível compormos a nossa história com serenidade.
Assinale a única alternativa correta:
3. Há várias comparações no texto que nos leva a concluir que o poeta fala:
a. ( ) da boiada
b. ( ) do boiadeiro
c. ( ) do sabor das frutas
d. ( ) dos dias vividos
e. ( ) do dom da felicidade de cada um de nós
4. Nos versos 5 e 6, o poeta demonstra que se considera um homem:
a. ( ) orgulhoso
b. ( ) sem cultura
c. ( ) experiente
d. ( ) humilde
e. ( ) sem rumo definido.
Responda com suas palavras:
5. Como era a vida do poeta no passado? Comprove sua resposta com versos da poesia.
__________________________________________________________
Leia mais: http://www.sandralamego.com/literatura/texto-para-interpretacao-ensino-medio-gabarito/#ixzz1jfbuwi8Z
Língua Portuguesa
Professora: Ana Patrícia Série: 1º Ano Turmas: A e D Turno: Manhã e Tarde
Conteúdo: Leitura e interpretação textual Data de entrega: 09/04/12 turma D
Data de entrega: 11/04/12 turma A
Texto: narrativo
Aula 2
TRABALHO DE RECUPERAÇÂO
A INCAPACIDADE DE SER VERDADEIRO
Há verdades que parecem mentiras e... mentiras que parecem verdades! O que é mentira?
Onde está a verdade? E onde ficam as invencionices da imaginação e da poesia?
Há verdades que parecem mentiras e... mentiras que parecem verdades! O que é mentira?
Onde está a verdade? E onde ficam as invencionices da imaginação e da poesia?
Paulo
tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no
campo dois dragões da independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que
caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos,
feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo.
Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa, como foi proibido de
jogar futebol durante quinze dias. Quando o menino voltou falando que
todas as borboletas da terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e
queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe
decidiu levá-lo ao médico.
Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
— Não há nada a fazer, Dona Coló. Esse menino é mesmo um caso de poesia.
Carlos Drummond de Andrade. Contos plausíveis.@Grana Drummond.www.carlosdrummond.com.Br-Rio de Janeiro, Record.
Interpretando o texto
1) A narrativa poética da Carlos Drummond de Andrade apresenta as seguintes partes:
- Apresentação – parte inicial da história; momento em que os fatos começam a ser narrados e se apresentam as personagens.
- Complicação – parte em que se inicia a conflito da narrativa.
- Clímax – momento de maior tensão da história.
- Desfecho – parte final; conclusão da narrativa.
Use uma frase para sintetizar a parte do conto pedida.
a)Apresentação: __________________________________________
1) A narrativa poética da Carlos Drummond de Andrade apresenta as seguintes partes:
- Apresentação – parte inicial da história; momento em que os fatos começam a ser narrados e se apresentam as personagens.
- Complicação – parte em que se inicia a conflito da narrativa.
- Clímax – momento de maior tensão da história.
- Desfecho – parte final; conclusão da narrativa.
Use uma frase para sintetizar a parte do conto pedida.
a)Apresentação: __________________________________________
b) Clímax: _______________________________________________
2) Paulo tem fama de mentiroso. Como se apresenta o mundo que ele imagina?
________________________________________________________
3) Percebe-se uma oposição na visão de mundo da mãe e do filho. Qual a visão de cada um?
________________________________________________________
4) Analise e explique o trecho: Há verdades que parecem mentiras e... mentiras que parecem verdades! O que é mentira? Onde está a verdade? E onde ficam as invencionices da imaginação e da poesia?
_______________________________________________________
5) Transforme o sujeito simples em composto.
a) Paulo tinha fama de mentiroso.
_______________________________________________________
b) Ele veio contando que caíra no pátio da escola
_______________________________________________________
c) A mãe decidiu levá-lo ao médico.
_______________________________________________________
d) Paulo era um menino cheio de imaginação.
_______________________________________________________
e) O desejo de Paulo era viajar pelo mundo.
_______________________________________________________
2) Paulo tem fama de mentiroso. Como se apresenta o mundo que ele imagina?
________________________________________________________
3) Percebe-se uma oposição na visão de mundo da mãe e do filho. Qual a visão de cada um?
________________________________________________________
4) Analise e explique o trecho: Há verdades que parecem mentiras e... mentiras que parecem verdades! O que é mentira? Onde está a verdade? E onde ficam as invencionices da imaginação e da poesia?
_______________________________________________________
5) Transforme o sujeito simples em composto.
a) Paulo tinha fama de mentiroso.
_______________________________________________________
b) Ele veio contando que caíra no pátio da escola
_______________________________________________________
c) A mãe decidiu levá-lo ao médico.
_______________________________________________________
d) Paulo era um menino cheio de imaginação.
_______________________________________________________
e) O desejo de Paulo era viajar pelo mundo.
_______________________________________________________
6) O sujeito das orações abaixo está oculto. Diga qual a pessoa que o representa.
a) Perdi todos os meus documentos. ____________________________
b) Queríamos assistir ao debate hoje à noite na tevê._________________
c) Conversaram com seus amigos, afinal? _________________________
d) Sabes que a Terra não se renovará? ___________________________
7) – Classifique os predicados em: (PV) verbal ou (PN) nominal.
a) O professor permaneceu sentado durante a palestra do diretor. ( )
b) Imediatamente, o médico socorreu o pequeno menino. ( )
c) O ônibus quebrou durante a viagem de férias. ( )
d) O aluno ficou pensativo durante o todo teste. ( )
e) O arquiteto estava preocupado com o projeto. ( )
8) Na oração “Conhecemos nossos adversários um dia antes do jogo”. Marque a alternativa que apresentar a classificação correta do sujeito:
a) Simples
b) Composto
c) Desinencial
a) Perdi todos os meus documentos. ____________________________
b) Queríamos assistir ao debate hoje à noite na tevê._________________
c) Conversaram com seus amigos, afinal? _________________________
d) Sabes que a Terra não se renovará? ___________________________
7) – Classifique os predicados em: (PV) verbal ou (PN) nominal.
a) O professor permaneceu sentado durante a palestra do diretor. ( )
b) Imediatamente, o médico socorreu o pequeno menino. ( )
c) O ônibus quebrou durante a viagem de férias. ( )
d) O aluno ficou pensativo durante o todo teste. ( )
e) O arquiteto estava preocupado com o projeto. ( )
8) Na oração “Conhecemos nossos adversários um dia antes do jogo”. Marque a alternativa que apresentar a classificação correta do sujeito:
a) Simples
b) Composto
c) Desinencial
9) Assinale as que possuem predicado nominal,circule o verbo de ligação e grife o predicativo do sujeito.
a) ( ) A criança ficou ferida.
b) ( ) Seu vizinho é milionário.
c) ( ) O professor corrigiu as provas.
d) ( ) O Brasil foi descoberto por Cabral.
e) ( ) Aquela mulher parece uma tábua.
10) Separe com uma barra o sujeito e predicado:
a) João e Maria saíram para a floresta.
b) Cinderela lavava o chão da cozinha todos os dias.
c) A Bela e a Fera se apaixonaram.
11) Escreva S para simples e C para o período composto:
a) ( ) Sultão fecha os olhos e dorme.
b) ( ) Elias e Carlos levaram as bagagens para o navio.
c) ( ) A praia estava deserta.
d) ( ) O calor e o vento estavam fortes.
e) ( ) O dia ficou sombrio.
12) "O homem, a fera e o inseto, à sombra delas, vivem livres de fome e fadigas." Nesta oração o sujeito é:
a) Sujeito simples
b) Oração sem sujeito.
c) Sujeito oculto.
d) Sujeito composto.
TRABALHO DE FÍSICA 3º ETAPA- 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
E.E.F.M MICHELSON NOBRE DA SILVAPROF. ESTEVÃO JOSÉ
01. (UFBA) Tendo em vista a transformação gasosa acima descrita, assinale o que for correto:
01) O produto nR varia entre 0,10atm . R/K e 0,050atm . R/K.
02) A pressão final do gás foi de 1,0atm.
04) A densidade do gás permaneceu constante.
08) O produto nR tem um valor constante de 0,050atm . R/K.
16) O produto nR tem um valor constante de 50atm.cm3/K.
32) A densidade final do gás foi de 50% do valor inicial.
02. (UFBA) Tendo em vista a transformação gasosa acima descrita, assinale o que for correto:
01) Na transformação, a densidade do gás é diretamente proporcional à pressão.
02) A energia interna permaneceu constante.
04) O sistema trocou calor com o meio ambiente.
08) Como a temperatura permaneceu constante, o sistema não trocou calor com o meio ambiente.
16) A energia interna aumentou.
32) A quantidade de calor recebida é igual ao trabalho realizado pelo gás na expansão.
64) A quantidade de calor trocado e o trabalho realizado são ambos nulos.
03. (ACAFE-SC) Um gás ideal recebe calor e fornece trabalho após uma das transformações:
a) adiabática e isobárica.
b) isométrica e isotérmica.
c) isotérmica e adiabática.
d) isobárica e isotérmica.
e) isométrica e adiabática.
04. (FEI) Numa transformação de um gás perfeito, os estados final e inicial acusaram a mesma energia interna. Certamente:
a) a transformação foi cíclica.
b) a transformação isométrica.
c) não houve troca de calor entre o gás e o ambiente.
d) são iguais as temperaturas dos estados inicial e final.
e) não houve troca de trabalho entre o gás e o meio.
05. Sobre um sistema, realiza-se um trabalho de 3000 J e, em resposta, ele fornece 1000cal de calor durante o mesmo intervalo de tempo. A variação de energia interna do sistema, durante esse processo, é, aproximadamente: (considere 1,0 cal = 4,0J)
a) –1000J
b) +2000J
c) –4000J
d) +4000J
e) +7000J
06. (CEFET - PR) O 2° princípio da Termodinâmica pode ser enunciado da seguinte forma: "É impossível construir uma máquina térmica operando em ciclos, cujo único efeito seja retirar calor de uma fonte e convertê-lo integralmente em trabalho." Por extensão, esse princípio nos leva a concluir que:
a) sempre se pode construir máquinas térmicas cujo rendimento seja 100%;
b) qualquer máquina térmica necessita apenas de uma fonte quente;
c) calor e trabalho não são grandezas homogêneas;
d) qualquer máquina térmica retira calor de uma fonte quente e rejeita parte desse calor para uma fonte fria;
e) somente com uma fonte fria, mantida sempre a 0°C, seria possível a uma certa máquina térmica converter integralmente calor em trabalho.
07. (UFPF - RS) Um ciclo de Carnot trabalha entre duas fontes térmicas: uma quente em temperatura de 227°C e uma fria em temperatura -73°C. O rendimento desta máquina, em percentual, é de:
a) 10
b) 25
c) 35
d) 50
e) 60
08. (EN - RJ) Um motor térmico recebe 1 200 calorias de uma fonte quente mantida a 227°C e transfere parte dessa energia para o meio ambiente a 24°C. Qual o trabalho máximo, em calorias, que se pode esperar desse motor?
a) 552
b) 681
c) 722
d) 987
e) n.d.a.
09. (UNIVALI - SC) Uma máquina térmica opera segundo o ciclo de Carnot entre as temperaturas de 500K e 300K, recebendo 2 000J de calor da fonte quente. o calor rejeitado para a fonte fria e o trabalho realizado pela máquina, em joules, são, respectivamente:
a) 500 e 1 500
b) 700 e 1 300
c) 1 000 e 1 000
d) 1 200 e 800
e) 1 400 e 600
10. (UNAMA) Um motor de Carnot cujo reservatório à baixa temperatura está a 7,0°C apresenta um rendimento de 30%. A variação de temperatura, em Kelvin, da fonte quente a fim de aumentarmos seu rendimento para 50%, será de:
a) 400
b) 280
c) 160
d) 560